Um soutien confortável, é o soutien ideal para o uso diário.
Ao escolher a sua roupa íntima, deve ter atenção a alguns aspectos importantes, principalmente quando falamos de soutiens e cuecas.
No caso dos soutiens, o tamanho deve ser o correto, não demasiado apertado, nem demasiado largo. Deve manter o peito seguro, sem papos extra que se vão notar na sua roupa.
Mas a escolha dos tecidos é fundamental para o conforto e duração do seu soutien.
Começamos pelos cinco tecidos principais que encontra na composição de um soutien:
- Algodão - Um dos melhores tecidos para roupa íntima. devido ao seu alto nível de conforto e respirabilidade. Este tecido permite que, em contacto com a pele, não existam irritações, proporcionando o bem estar e o conforto no dia-a-dia. No entanto, nem sempre são 100% algodão, pois para permitir a elasticidade necessária, muitas vezes têm mistura na sua composição. Procure soutiens que tenham pelo menos 80% de algodão.
- Poliamida - É um tecido sintético, com toque super macio, semelhante ao algodão, mas que apresenta um nível de respirabilidade ainda maior. Desse modo, a fibra absorve e evapora o suor rapidamente, evitando a sensação desconfortável do corpo transpirado. É um dos melhores tecidos para roupa íntima, devido à durabilidade e elasticidade que o próprio tecido tem. Muitas vezes encontra nos soutiens a poliamida na composição das rendas ou nos soutiens seamless, os soutiens sem costuras. Para uma maior elasticidade, combina-se este tecido ao elastano, aumentando o conforto.
- Microfibra - É bastante utilizada na confecção de peças íntimas, principalmente em cuecas. Normalmente, este tecido é composto por 80% poliéster e 20% poliamida, podendo variar conforme a peça. É um tecido fino que garante o nível máximo de conforto.
- Poliéster - É uma fibra sintética, amplamente usada na indústria da moda. A sua utilização como tecido para roupa interior, deve ser vista com cautela. Isto porque o poliéster tem pouca respirabilidade, sendo prejudicial à pele, além de poder causar alergias e irritações. Este tecido não é tão macio como a poliamida ou o algodão. É um tecido mais "barato", o que faz com que a peça final fique mais em conta. A sua durabilidade também não é longa, pois com o passar do tempo começa a aparecer o efeito pilling na roupa. No caso dos soutiens, pode encontrar uma percebtagem de poliéster na composição. Tenha atenção que ela não exceda, ao limite, os 50%.
- Elastano - É usado em roupas sempre que a elasticidade é desejada. Normalmente a percentagem é mínima, mas suficiente para a peça ter elasticidade suficiente. Ajusta-se perfeitamente ao corpo, permitindo manter a mobilidade e a flexibilidade durante a utilização da peça de roupa. Existem outros nomes para o elastano, tais como elaspan, lycra ou Spandex. Os termos são diferentes, mas o tecido é o mesmo.
Agora que já conhece os principais tecidos que compõem um soutien, tenha atenção na hora de comprar.
Compre um soutien adequado às suas necessidades, e à sua pele.
Aproveito para deixar uma nota importante: se procura um soutien pós cirurgia, ou pós tratamentos de quimioterapia ou radiologia, confira bem a composição nas etiquetas. Nestes casos, o soutien deve ter uma elevada percentagem de algodão ou poliamida. Evite ao máximo o poliéster.
Se necessita de um aconselhamento personalizado acerca do seu tamanho, ou modelos adequados para o seu corpo, pode agendar aqui.