Todas as mulheres têm aquele soutien que adoram, que querem ficar com ele para a vida toda.
Mas o uso prolongado gasta o soutien. O elastano já perdeu propriedades, a poliamida já está desgastada ou até os aros já se deformaram.
E como saber que é hora de dizer adeus ao seu soutien?
1 - Não fica justo ao corpo
Apesar de já estar apertado no último colchete, continua largo e a subir nas costas. Isso significa que já perdeu toda a elasticidade. E como esta zona é uma das mais importantes para criar o suporte do seu soutien, chegou mesmo a hora de se despedir.
2 - As alças estão sempre a cair
Já ajustou as alças várias vezes, e mesmo assim elas teimam em estar sempre a desajustar. Quer dizer que as alças também perderam elasticidade. Por muito que, até as costure, é uma solução temporária.
3 - Os aros deformaram ou partiram
Pois é, aqui existem duas razões: ou não seguiu as recomendações de lavagem e lavou na máquina com centrifugação elevada, ou o tamanho não era adequado e o aro com o uso deformou-se.
4 - O soutien aperta em demasia ou até faz duplo peito
O seu corpo alterou. No caso de apertar, pode optar pelos extensores, mas lembre-se que provavelmente a copa também já não corresponde, o que pode provocar o duplo peito. Se é só duplo peito, é porque a copa está pequena.
5 - O soutien perdeu a elasticidade
Um factor importante para justificar esta perda, é o facto do elastano não ser compatível com o calor. Mas existem outras razões:
5.1 - usar o mesmo soutien dois ou mais dias seguidos, sem o deixar descansar. Os tecidos precisam de descanso e de serem arejados;
5.2 - lavar o soutien na máquina de lavar, sem protecção, temperaturas altas, e ainda centrifugação elevada;
5.3 - colocar na máquina de secar;
5.4 - deixar secar directamente ao sol;
5.5 - colocar o soutien a secar, preso pela ponta, no arame do estendal.
Se o seu soutien apresenta alguma destas características, é hora de o trocar.
Se pretende saber mais sobre os cuidados de lavagem e manuseamento do seu soutien leia este artigo.